A LAJE ALVEOLAR

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

As Lajes Alveolares são compostas de placas de concreto protendido, que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso da peça. Estas placas protendidas, são produzidas na largura de 124,5 cm e nas alturas de 12, 15, 20, 26, 30 e 40cm, com concreto de elevada resistência característica à compressão (fck ≥ 45 MPa) e com aços especiais (Cp190) para protensão. A figura 1 abaixo ilustra uma seção transversal de um Painel Alveolar da Puma, com a descrição das partes que os constituem.

COMPONENTES

• JUNTA ENTRE PAINÉIS

O preenchimento das juntas entre os painéis tem como objetivo a garantia de um funcionamento solidário de diversas placas que constituem uma Laje Alveolar, estabelecer uma colaboração entre elas.

NOTA: A execução do chaveteamento, é obrigatória e deverá ser realizado logo após a montagem e equalização das lajes alveolares.

• CAPA ESTRUTURAL

As lajes alveolares de piso recebem uma capa estrutural de concreto moldado no local para formar uma seção composta que trabalha em conjunto com a laje pré-moldada, aumentando a capacidade de resistência à flexão. Desde que exista aderência entre a capa e a superfície da laje junto ao apoio, esta capa também aumenta a capacidade de resistência ao cisalhamento. A capa fornece maior enrijecimento das nervuras e permite a solidarização, e o nivelamento do conjunto. O concreto empregado deve possuir fck de acordo com o projeto.

A capa também permite o alojamento de armaduras necessárias a redistribuição de cargas concentradas, como é o caso das paredes apoiadas sobre a laje. A espessura mínima da capa deve ser medida no meio do painel alveolar e, como eles possuem uma contra – flecha, próximo aos apoios a espessura da capa deverá ser maior. Esta diferença deverá ser levada em conta para a definição do nível final da laje e para o cálculo do volume necessário de concreto para o capeamento.

ARMADURAS DA CAPA ESTRUTURAL

• ARMADURA DE DISTRIBUIÇÃO

A armadura de distribuição contém duas funções principais: auxiliar na distribuição de cargas verticais e para controlar a abertura de fissuras por retração do concreto de capeamento. Ela é composta por barras de aço CA50 ou por fios de aço CA60, dispostas no plano da capa, nas duas direções ortogonais, ou por telas eletrossoldadas.

A montagem da malha de distribuição sobre os painéis, deverá ser feita após a conclusão do rejuntamento das placas, com auxílio de espaçadores para que a mesma tenha um cobrimento de 1,5 cm em relação à face superior do capeamento. Quando necessário, o transpasse da malha deverá ser feito pela sobre posição de duas malhas ou na distância mínima de 25 cm.

• Armadura negativa nas continuidades

A armadura de distribuição contém duas funções principais: auxiliar na distribuição de cargas verticais e para controlar a abertura de fissuras por retração do concreto de capeamento. Ela é composta por barras de aço CA50 ou por fios de aço CA60, dispostas no plano da capa, nas duas direções ortogonais, ou por telas eletrossoldadas.

A montagem da malha de distribuição sobre os painéis, deverá ser feita após a conclusão do rejuntamento das placas, com auxílio de espaçadores para que a mesma tenha um cobrimento de 1,5 cm em relação à face superior do capeamento. Quando necessário, o transpasse da malha deverá ser feito pela sobre posição de duas malhas ou na distância mínima de 25 cm.

• Armaduras especiais

Além da malha de distribuição e das armaduras negativas, podem ser necessárias armaduras para reforço em furos ou, a critério do projetista da estrutura, armaduras de ligação que garantam a solidarização, da laje ao restante da estrutura.

• Transporte e Armazenamento

Alguns cuidados devem ser tomados no transporte, armazenamento e montagem dos Painéis Alveolares, visando garantir a integridade das placas e a segurança das operações.

• IÇAMENTO

O içamento das lajes alveolares deverá ser realizado por uma equipe capacitada através de guindaste e dispositivos de içamento (cabos de aço, cintas, manilhas, etc) cuidadosamente dimensionados de acordo com o peso próprio de cada laje (Tabela 1) . O peso do painel servirá para o dimensionamento do guindaste que será utilizado na etapa de montagem das placas

• ARMEZENAMENTO

Quando armazenados na obra, os painéis alveolares deverão ser apoiados em terreno firme sobre calços de madeira macia. O local deve estar previamente preparado, deve ser plano e se não for pavimentado, deve ser preparado com uma camada de pedra britada sobre o terreno, para manter as placas limpas. Nota: Não é recomendado o estoque das lajes alveolares por um período superior a 15 dias, uma vez que se tratam de peças protendidas e a contra- flecha, tende a aumentar devido aos efeitos de fluência e módulo de elasticidade do concreto.

As lajes devem ser empilhadas na posição horizontal, obedecendo ao limite máximo de empilhamento apresentado na Tabela 2

MONTAGEM E EQUALIZAÇÃO

• MONTAGEM

Observados os cuidados já citados para o içamento e armazenamento, na fase de montagem, os painéis serão içados individualmente até sua posição na estrutura, sendo colocados suavemente sobre os apoios, de modo que a placa fique posicionada corretamente, garantindo-se o comprimento de apoio mínimo em cada extremidade e o esquadro da placa em relação ao eixo da obra.

• Comprimento de apoio dos Painéis

Dentre os cuidados que devem ser tomados na montagem dos painéis alveolares, está a manutenção de um comprimento mínimo de apoio das placas sobre a estrutura. Este comprimento mínimo de apoio equivale à metade da altura do painel. Por exemplo, para uma placa com 20 cm de altura o comprimento de apoio deverá ser de 10 cm (no mínimo) sobre a estrutura, em cada extremidade.

• Equalização das lajes Alveolares

A equalização das lajes alveolares consiste no nivelamento das contra- flechas, com o auxílio de um torniquete, também chamado de agulha. Esse dispositivo (Figuras 14, 15 e 16) consiste de uma barra roscada, e duas cantoneiras soldadas nas extremidades. A torção é realizada mediante o aperto da “borboleta” com uma chave adequada.

Recortes, Furos e Aberturas

• Recortes dos Painéis Alveolares

Os painéis alveolares são fabricados com 124,5 cm de largura e para ajustar a modulação das lajes é preciso recortar algumas placas. Estes recortes devem ser feitos na fábrica e somente onde realmente necessário, uma vez que elevam o custo de fabricação das placas.

• Furos e aberturas na Laje Alveolar

Os furos na laje alveolar devem ser cuidadosamente estudados, ainda na fase de projeto. Com a introdução de dispositivos metálicos (figura 16), devidamente projetados, é possível a execução, de furos para shafts e outras aplicações. Sempre que seja necessário a execução de furos na laje alveolar, consulte o departamento técnico da Puma Alveolar, para receber a orientação necessária, à execução deste serviço.

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